30 novembro 2005

Nasce a Paixão

No ano de 1910, o cometa Halley concentrava as atenções do mundo todo e já indicava que seria um ano especial. Mal sabiam as pessoas que naquele ano haveria algo bem mais importante que o cometa...

Quando os rios da cidade de São Paulo baixavam, suas várzeas eram preenchidas pelos amantes do então novo esporte bretão: o futebol. Na época, havia diversos clubes de elite na capital paulistana, como o Germânia, o Paulistano ou o Campos Elíseos - mas todos bem longe do que se considera um time popular.

Foi então que um grupo de homens de vida humilde – os pintores de casa Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira e César Nunes; o sapateiro Rafael Perrone; o motorista Anselmo Correia; o fundidor Alexandre Magnani, o macarroneiro Salvador Lopomo, o trabalhador braçal João da Silva e o alfaiate Antônio Nunes – decidiram fundar o seu próprio clube de futebol. No dia 1º de setembro, à altura do número 34 da Avenida dos Imigrantes (atual José Paulino), no Bom Retiro, eles se reuniram e redigiram o primeiro estatuto do clube. Faltava apenas financiamento para o sonho se realizar. Foi aí que Miguel Bataglia entrou em cena. Bataglia era um requintado alfaiate; aceitou participar e foi oficialmente nomeado o primeiro presidente do clube.

O clube já tomava uma cara, mas faltava o nome. As idéias passaram por Santos Dummont, Carlos Gomes e até Guarani, mas nenhuma delas foi escolhida. Foi então que Joaquim Ambrósio sugeriu homenagear o famoso time inglês que fazia uma excursão pelo país: o Corinthian Casuals Football Club. O clube que se tornaria o mais querido do Brasil já tinha nome. A torcida e a imprensa chamavam a equipe de Corinthian’s Team. Assim, a letra “s” foi acrescentada ao nome, e o clube ganhou o elegante nome Corinthians.

A primeira camisa do Timão era bege com frisos pretos nos punhos e na gola, e o distintivo com as letras “C” e “P” entrelaçadas no peito esquerdo. Havia um problema: quando se lavava o uniforme, o preto do brasão borrava a camisa bege, que também desbotava; como a diretoria não tinha dinheiro para sempre comprar outro, decidiu-se substituir o bege pelo branco.


Fonte: Corinthians

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa se identificar...
Mas gostaria de saber quem é vc... Inventa um nick ai !!!
Vlw pela visita