12 junho 2005

A História do Dia dos Namorados

O feriado do dia dos namorados provavelmente origina-se da festa romana antiga de Lupercalia.

Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas. Os romanos convidaram um de seus deuses, Lupercus, para manter os lobos afastados. Por isso, um festival era oferecido para a honra de Lupercus e comemorado no dia 15 de fevereiro. Lembrando que o calendário era diferente naquele tempo.

Um dos costumes dos povos era deixar o nome desenhado. No inicio do festival de Lupercalia os nomes das meninas romanas eram escritos em pedaços de papel e colocados em frascos. Cada homem escolheria um papel. A menina cujo o nome foi escolhido devia ser sua namorada durante aquele ano.

O feriado se transformou no dia dos namorados ou Valentines's day em homenagem ao Padre Valentine. Valentine era um padre em Roma, quando o cristinanismo era uma religião nova. O imperador nesse tempo, Claudius II requisitou que os soldados romanos não se casassem. Claudius acreditou que, como homens casados, seus soldados iriam permancer em casa com suas famílias ao invés de lutar nas guerras.

Valentine foi contra o decreto do imperador e casava secretamente os jovens. O padre foi preso e julgado à morte. Valentine morreu em 14 de fevereiro, no mesmo dia do feriado romano de Lupercalia. Após sua morte, Valentine foi nomeado um santo. Quando Roma se tornou Cristã, os padres mudaram o feriado do dia 15 de fevereiro para o dia 14 Valentine's Day em honra do Padre, no lugar do deus romano Lupercus.

No Brasil comeroramos o Valentine's Day como dia dos Namorados, no dia 12 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não precisa se identificar...
Mas gostaria de saber quem é vc... Inventa um nick ai !!!
Vlw pela visita