No site da entidade que comanda o futebol mundial, o título conquistado pelo Corinthians em 14 de janeiro de 2000 após decisão com o Vasco, no Maracanã, tem importância menor que a disputa - patrocinada pela empresa japonesa Toyota desde 1980 - protagonizada quase sempre num único jogo, em solo japonês (no início, de 1960 a 1980, houve quase sempre jogos de ida e volta entre os finalistas).
A entidade ainda diz no texto que, se o Liverpool vencer o torneio deste ano, a Europa vai empatar com a América do Sul no número de conquistas - atualmente, os sul-americanos têm 13, contra 12 dos europeus, levando-se em conta apenas a Copa Toyota.
Em janeiro de 2000, o Corinthians conquistou o título do primeiro Mundial organizado pela Fifa. Na época, o já presidente da entidade, Joseph Blatter, prometeu um torneio que seria disputado a cada dois anos entre todos os campeões continentais. O Corinthians entrou na disputa porque, na época, uma vaga era do país organizador (o time foi bicampeão nacional em 98/99).
Por duas vezes a segunda edição do torneio foi anunciada (para 2001 e 2003), mas acabou adiada por falta e interesse dos clubes. Agora, a Fifa deixa claro que a Copa Toyota (ou Intercontinental) é a ancestral da competição a ser disputada entre 11 e 18 de dezembro deste ano, no Japão. O São Paulo, campeão da Libertadores, participa do torneio.
Os outros times na disputa são Al Ittihad (Arábia Saudita), Al Ahly (Egito), Sydney (Austrália), Saprissa (Costa Rica) e Liverpool (Inglaterra).
Fonte: Terra - Quinta, 1 de dezembro de 2005
Não comentei nada porque sabia que haveria correção...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não precisa se identificar...
Mas gostaria de saber quem é vc... Inventa um nick ai !!!
Vlw pela visita